segunda-feira, 18 de junho de 2012

Imagens e Cores


É Incrível a forma como uma cor pode alterar todo o sentido de uma imagem. Tons de cinza, uma coloração sem sépia, ou até mesmo o efeito de luz sobre a imagem. A forma como simples ajustes dão vida a uma imagem é inacreditável. E hoje vim falar um pouco disso. Um pouco sobre estudo de cores e imagens.

O que é uma Imagem?

A fotografia é a técnica de criar imagens mais conhecida, simplesmente porque a informação que ela registra é semelhante ao que nós percebemos usando nossos olhos. Tanto a visão humana quanto a fotografia necessitam de uma fonte luminosa iluminando a cena. O luz interage com os objetos da cena e, parte dela, alcança o observador, sendo detectada pelos olhos ou por uma máquina fotográfica. A informação sobre os objetos da cena é registrada como variações na intensidade e na cor da luz detectada. A intensidade é a quantidade de luz detectada. A cor... merece uma explicação mais detalhada.

A luz é uma forma de energia eletromagnética com comprimento de onda entre 400 e 700 nanômetros. É a porção visível do chamado espectro eletromagnético, ou seja, nossos olhos conseguem captar e formar imagens com a luz refletida pelos objetos e que esteja dentro desta faixa de frequência. Dependendo da frequência, a luz tem uma cor: 400 nm é violeta, 500 nm é verde, 600 nm é amarelo e 700 nm é vermelho. Abaixo de 400 nm estão os raios ultravioleta, o raio X e os raios gama. Não podemos vê-los, mas podemos usá-los para gerar imagens. Acima dos 700 nm estão os raios infravermelhos, as microondas e a frequência de rádio FM, que também não são visíveis ao olho humano.

Modelo de Cores


Se você conseguiu entender o que são cores, então não vai ter dificuldade com os modelos de cores. O modelo de cor RGB é baseado nas cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue). Estas cores são descritas como cores primárias do sistema de cores aditivo: misturando-as em diferentes proporções obtém-se uma grande variedade de cores. É o sistema usado pelo tubo do seu monitor para gerar imagens coloridas.





Teoricamente podemos criar qualquer cor sobre um papel misturando azul turquesa (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). Na prática, este processo não produz uma cor preta satisfatória. Adicionou-se então o preto (blacK) para criar o modelo CMYK, também usado pelas impressoras - você já notou que a imagem impressa raramente é a que você vê no seu monitor? Pudera, usam modelos diferentes!!!




Um terceiro modelo, o qual utilizamos no applet "Brincando com Cores", é o HSI (ou HSB). Nele, as cores são especificadas através de 3 componentes: matiz (Hue), saturação (Saturation) e intensidade (Intensity) / brilho (Brightness). Matiz é a cor pura dominante percebida pelo observador (vermelho, amarelo, azul, etc), saturação é o quanto a cor pura dominante (o matiz) é diluída pela luz branca e intensidade é a quantidade de luz refletida (claro/escuro).



Para tratamento de Imagens existem muitos programas que você encontra na internet, o mai conhecido e usado por profissionais é  Adobe Photoshop, mas existem muito outros como o Photoplus, Photocleaner, GIMP e muito mais. Numa próxima vez eu trago uns downloads para vocês aqui.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial